top of page

Oportunidades para pós-graduandos e pós-doutores

Nosso laboratório está sempre aberto a contatos de alunos buscando oportunidades de pós-graduação, bem como de pesquisadores buscando oportunidades de projetos de pós-doutoramento. Sou Orientador Pleno no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da Universidade de São Paulo.

 

Como princípio básico valorizo perguntas de pesquisa que investiguem processos, e que tenham relevância conceitual, relevância aplicada, ou, se possível, relevância ao mesmo tempo conceitual e aplicada.

 

Do ponto de vista de pergunta de pesquisa estou interessado em uma variedade de questões relacionadas à ecologia, à ecotoxicologia, e à conservação biológica.

Sem ser uma exigência temática, projetos relacionados à ecologia de indivíduos, populações, comunidades e ecossistemas em ambientes modificados pelas ações humanas têm aderência natural ao nosso programa de pesquisa.

Do ponto de vista organísmico tenho bastante familiaridade com anfíbios e portanto estou aberto a uma ampla variedade de assuntos sobre ecologia (inclusive aquela puramente conceitual), ecotoxicologia e conservação de anfíbios nos níveis de indivíduo, população ou comunidade. Tenho alguma experiência e muito interesse em outros organismos de água doce como peixes, insetos aquáticos, zooplâncton, algas e macrófitas, entre outros. Venho também realizando pesquisas experimentais sobre a ecologia de mosquitos culicídeos transmissores de doenças, como Culex e Aedes. Outros sistemas biológicos terrestres ou aquáticos podem ser considerados, mas é importante que o candidato tenha certa proficiência biológica e taxonômica no sistema em questão (ou, alternativamente,  que se pense em co-orientações).

Fora do domínio dos organismos, estou aberto a discutir projetos que envolvam questões estritamente teóricas (i.e. modelagem) ou ecossistêmicas (biogeoquímicas, isotópicas, ou do destino ambiental de contaminantes, por exemplo), desde que por meio de co-orientações.

Em todos os casos, invisto fortemente nos projetos de meus orientandos desde a concepção até a redação. Portanto, ter uma pergunta de pesquisa definida não é, de forma alguma, condição necessária para buscar contato pensando num futuro projeto em nosso laboratório.  

bottom of page