Ecologia Teórica e Aplicada em Ambientes Modificados

Aquele que ama a prática sem a teoria

é como o marinheiro que zarpa em um navio

sem leme e bússola

                            e nunca sabe onde vai atracar.

LEONARDO DA VINCI

Sou ecólogo e como tal busco entender os processos físicos, químicos e biológicos que organizam o mundo natural. Buscando entender como, quanto, e porque ambientes preservados e modificados diferem em sua organização, espero poder fornecer alguns dos elementos necessários para a gestão ambiental responsável – e, assim, contribuir com a minimização dos impactos dramáticos que as atividades humanas têm sobre o meio ambiente.

 

Mais do que documentar impactos, estou interessado em compreender a contribuição relativa dos diversos vetores de degradação ambiental que condicionam a perda, a adição ou a substituição de espécies em ambientes modificados. Focando em sistemas agroindustriais, venho investigando as consequências das alterações na disponibilidade e estrutura do hábitat; das mudanças microclimáticas; e da contaminação ambiental por pesticidas e fertilizantes.

Somente entendendo os principais vetores de efeito, por um lado, e os mecanismos de resposta da biodiversidade, por outro, poderemos encontrar soluções precisas e efetivas para a crise ambiental enfrentada pela humanidade no século XXI.

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Universidade de São Paulo

Sala 350E, Prédio I1

Laboratório de Ecologia e Evolução, Prédio A3 

Av. Arlindo Bétio, 1000
São Paulo, SP 03828-000

Lschiesa@usp.br

Tel: (11) 99234-6740

Contato

 

© 2016 por Luis Schiesari. Criado orgulhosamente com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now